NOSSA HISTÓRIA

Trago aqui esta parte de quem sou
O resto, atrasou-se no caminho...
José Saramago

 

A minha paixão pelo mar começou há muito tempo, na baía de Sepetiba no Rio de Janeiro, onde ainda criança passava as férias com meus pais e avós. As canoas a vela dos pescadores, a visão da restinga da marambaia (que eu pensava ser a costa "do outro lado do oceano") e, em alguns dias de excepcional visibilidade, de uma inatingível ilha ao longe, que um pescador me disse se chamar Ilha Grande, compunham o meu universo de curioso observador náutico.

Logo que comecei a trabalhar aos 18 anos, comprei meu primeiro barco a vela. Comecei com um Snipe de madeira, depois um pequeno barco cabinado de 16 pés (Tahiti 16), um Rio 20', um Brasília 27', depois um barco antigo de madeira de 29' e finalmente o Yahgan, um Cabo Horn 35'. O Yahgan foi feito de forma amadora entre 1988 e 1992, a partir de um projeto do Roberto "Cabinho" Mesquita de Barros, junto com o indestrutível grupo "Ajuricaba" que construiu 6 Samoas 29' e 2 Cabo Horn 35' no clube São Cristóvão no Rio de Janeiro.

A página Veleiro.net nasceu em 1997 como um exercício para o aprendizado da linguagem da internet. Aos poucos fui usando-a para colocar os links e outras facilidades que me ajudavam quando estava em viagem e com acesso precário a internet. A divulgação da sua utilidade foi feita entre os amigos velejadores nas intermináveis conversas de cockpit. Depois vieram as páginas específicas de outros navegadores e os classificados gratuitos. Em todo o conteúdo a principal marca é a descontração, o bom humor, a falta de compromisso e a qualidade e relevância da informação, sempre com responsabilidade. Para isso, e por isso, mantenho o site sem fins comerciais e sem propaganda paga.

Na comunidade náutica, particularmente entre os velejadores, sempre observei um enorme interesse nos relatos de viagens. Os poucos livros em português eram comentados como grandes clássicos da literatura. A minha avidez de leitor, parecida com a dos demais, era de aprender com os mais experientes e navegar para lugares distantes, mesmo que no dia seguinte tivesse que enfrentar 10 horas de trabalho numa indústria petroquímica. Por isso abri um espaço considerável do site para esta finalidade. Veleiro MaraCatu de Hélio e Mara, veleiro Aquarela da Christina, Capitão Marcos Tadeu, veleiro Beethoven da família Vicente, veleiro Polinésio de Tarcisio, Dandô e Pedro e por último o veleiro Rapunzel de Marçal e Eneida Ceccon compõem atualmente a marina virtual da Veleiro.net com seus relatos e fotos. Como administrador do site, muitas vezes tenho o privilégio de ser o primeiro leitor dessas histórias o que, sem dúvida, já valeria o pouco trabalho que dedico a manutenção da página. Procuro ainda destacar o que é interessante e inusitado no meio náutico, obviamente sem querer competir com nenhuma agência de notícias, e divulgar o que de melhor (e pior) a internet oferece como ferramenta para o navegante.

A página não tem nenhuma pretensão comercial e está aberta a todos os navegadores que queiram colaborar de alguma forma com a cultura náutica. Como numa confraria de velhos amigos e, ao contrário da maioria dos veículos de informação, o conteúdo da página que não está diretamente sob minha responsabilidade, expressa, invariavelmente, a minha opinião.

 

João Carlos

A bordo do veleiro Yahgan

 site Veleiro.net/antigo            blog Veleiro.net